Literatura no ensino fundamental: um exemplo de mediação e de trabalho com valores
Palavras-chave:
Aqueles que se afastam de Omelas, Literatura infanto-juvenil, Educação, Moral, Ética,Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o conto “Aqueles que se afastam de Omelas”, de Ursula K. Le Guin, sob uma perspectiva pedagógica, com foco em questões éticas. A pesquisa explora as implicações filosóficas e morais da narrativa e reflete tanto sobre sua utilidade no ensino fundamental quanto sobre alguns componentes estéticos inerente ao texto literário, buscando avaliar como essa obra pode contribuir para o desenvolvimento ético das crianças. A partir de uma análise crítica, discute-se a possibilidade de promover uma educação que desenvolva valores por meio da reflexão sobre dilemas sociais e morais apresentados na obra.Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.