Literatura no ensino fundamental: um exemplo de mediação e de trabalho com valores

Autores

  • Bianca Cristina Barbosa Maluches Pedagogia, Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Jacareí).
  • Valmir Luis Saldanha da Silva Doutor em Estudos Literários (Unesp), Professor de língua portuguesa e literatura na licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Jacareí).

Palavras-chave:

Aqueles que se afastam de Omelas, Literatura infanto-juvenil, Educação, Moral, Ética,

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o conto “Aqueles que se afastam de Omelas”, de Ursula K. Le Guin, sob uma perspectiva pedagógica, com foco em questões éticas. A pesquisa explora as implicações filosóficas e morais da narrativa e reflete tanto sobre sua utilidade no ensino fundamental quanto sobre alguns componentes estéticos inerente ao texto literário, buscando avaliar como essa obra pode contribuir para o desenvolvimento ético das crianças. A partir de uma análise crítica, discute-se a possibilidade de promover uma educação que desenvolva valores por meio da reflexão sobre dilemas sociais e morais apresentados na obra.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maluches, B. C. B., & da Silva, V. L. S. (2026). Literatura no ensino fundamental: um exemplo de mediação e de trabalho com valores. Olho d’água, 17(1). https://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/Olhodagua/article/view/1098