Poética da reciprocidade: sobre o encontro entre Diomedes e Glauco (Ilíada VI, 119-236)
Palavras-chave:
Reciprocidade, Ilíada, Homero, Hospitalidade, Guerra,Resumo
A partir de uma reflexão sobre o encontro entre Diomedes e Glauco (Il. VI, 119-236), é possível abordar de que modo, no contexto de um combate de guerra, um diálogo entre inimigos permite desdobrar uma reflexão sobre a reciprocidade. Diante do interesse na constituição de um vocabulário sobre essa noção na Ilíada de Homero, é importante recuperar certos elementos relevantes no selecionado excerto do poema épico. A fim de avançar na investigação, é preciso também analisar ocorrências, comparar traduções e descrever o contexto de uso das unidades linguísticas. Os principais vocábulos discutidos estão atrelados aos aspectos mútuos da hospitalidade e da troca.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.