O PROJETO POESIA-EXPERIÊNCIA DE MÁRIO FAUSTINO
Resumo
No contexto de luta cultural contra o esvaziamento de valores e a fragmentação de tendências dentro do universo literário, o projeto Poesia-Experiência, elaborado por Mário Faustino, nos anos 50, ressurge na contemporaneidade para reavivar a proposta de uma completa renovação da poesia brasileira em termos pedagógicos. Adepto de um espírito clássico, Faustino buscava a recuperação de um certo esplendor para a arte literária que unisse os esforços de vanguarda aos esforços de retaguarda, em favor de uma verdadeira revitalização poético-cultural, também compreendida como uma revitalização do próprio homem. Nesse sentido revolucionário e educador da poesia, o projeto teórico e crítico de Faustino deve ser redescoberto, hoje, como um apelo à retomada de uma consciência totalizadora, a partir da qual se possa pensar a experiência do pensamento poético como uma atividade pluridimensional, que envolve certas responsabilidades éticas e estéticas no desempenho das relações entre o homem, o mundo e a linguagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.