Perspectivas psicológicas e psicanalíticas do episódio oitavo de "Ulysses", James Joyce
Palavras-chave:
Lestrigões. Sublimação. Fuga. Formação Reativa. Leopold BloomResumo
A importância de Ulysses (1922) não se restringe somente ao campo literário. Seu conteúdo atingiu muitas outras áreas do conhecimento, incluindo-se a psicologia. O fluxo de consciência possibilita ao leitor acesso aos pensamentos da mente de Leopold Bloom e do próprio James Joyce (1882-1941). Dessarte, este estudo almeja compreender alguns mecanismos de defesa realizados por Bloom no oitavo episódio, aquele dos lestrigões. Para essa investigação, os trabalhos de grandes psicólogos e psicanalistas servem de valioso substrato, culminando com a detecção de mecanismos como: a formação reativa, a esquiva, a fuga, o reductio ad absurdum, além de visualizar nesse recorte do Bloom´s day, in casu, a hora do almoço, a sublimação freudiana e o inconsciente coletivo junguiano.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.