História e Distopias: diálogos entre a literatura e a historiografia
Palavras-chave:
Distopias, História, Liberdade, UtopiasResumo
Em tempos de discussões que se debruçam sobre liberdade e opressão, o tema das distopias tem vigorado no mundo da literatura. As distopias, em geral, caracterizadas pelo totalitarismo, são ponto de partida para discussões acerca de diversos temas como o nazismo, a misoginia e a exclusão social. São chave de leitura de diálogos entre a literatura e a história, especialmente diante dos acontecimentos e ideias dos séculos XIX e XX. Apesar de a literatura não estar necessariamente comprometida com uma explicação do mundo, ela busca provocar reflexões. Somando a isso uma análise de temas da historiografia contemporânea, intenciona-se utilizar das diferenças entre as formas como a historiografia e a literatura abordam temas históricos e ideias para refletir a respeito das nossas visões de mundo.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.