O uso de paratextos em O Regicida
Palavras-chave:
Camilo Castelo Branco, Ensino, Notas, ParatextosResumo
Considerando que um processo de leitura que seja focado na análise de estratégias de escrita colabora no entendimento da organização de um texto, perspectivas com sua publicação e a multiplicidade de significados que ele pode conter, o que inclui a abordagem dos paratextos, objetiva-se analisar alguns elementos paratextuais em O Regicida, de Camilo Castelo Branco, romance histórico e que, justamente por isso, apresenta uma série desses recursos. Para tanto, nos concentramos nas definições de Gérard Genette sobre prefácio e notas, verificando como aparecem na obra, concluindo que há uma utilização muito profícua deles para o caráter histórico desse romance camiliano.
https://doi.org/10.29327/2193714.15.1-12
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.