Vinte Horas de Liteira: uma viagem literária
Palavras-chave:
Liteira, Literatura de Viagens, Literatura, Espaço, TravessiaResumo
A obra Vinte Horas de Liteira, de Camilo Castelo Branco, tem peculiaridades que a afastam do subgénero literário comumente nomeado de Narrativa de Viagem. Neste texto, proponho, através da análise, quer do papel simbólico da escolha de uma liteira, quer da falta de elementos comumente presentes no subgénero, considerar que a viagem entre Ovelinha e a cidade do Porto, percurso inscrito nas Vinte Horas, propicia uma relação relevante entre a viagem propriamente dita e a “literatura oral” patente nas narrativas que ocorrem no decurso da viagem. Proponho também que a substituição do espaço exterior pelo contexto literário das narrativas introduz e desenvolve um diálogo subversivo com características fundamentais do subgénero da Literatura de Viagens, aproximando o assunto também da distinção entre “literatura de viagens” e “viagens na literatura”. Segue-se nesta reflexão a ideia levantada por Pavanelo de que o assunto de Vinte Horas não é a viagem, mas o modo como esta é apreendida pela Literatura e, sobretudo, a própria Literatura.
https://doi.org/10.29327/2193714.15.1-3
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.