Camilo Broca: a criação de uma humanidade heroica
Palavras-chave:
Camilo Castelo Branco, Mário Cláudio, Sobrevida da personagem, Reconfiguração ficcional, Post-ModernismoResumo
O presente texto tem como objetivo analisar a obra Camilo Broca, de Mário Cláudio, de forma a entender como se dá a reconfiguração de Camilo Castelo Branco e dos seus antepassados, elevados à categoria de personagens literárias. Tendo por base conceitos como sobrevida da personagem e reconfiguração ficcional, passando ainda por alguns preceitos do Modernismo e particularmente do Post-Modernismo, a seguinte reflexão pretende demonstrar de que modo a figura de Camilo, a par da sua extensa obra, são criadoras de uma mitografia não só em torno do autor romântico por excelência, mas também do imaginário que sobre o escritor se foi construindo.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.