Aquiles nas crônicas troianas de Díctis e de Dares
Palavras-chave:
Aquiles, De excidio Troiae historia, Ephemeris belli Troiani, Romance antigoResumo
Objetivamos a análise de Aquiles nos romances antigos escritos em latim conhecidos pelos títulos Ephemeris belli Troiani e De excidio Troiae historia. As duas narrativas anônimas respectivamente datadas dos séculos IV e V d. C. recontam a Guerra de Troia a partir do ponto de vista de um narrador em primeira pessoa e travam diálogo intertextual com o cânone mitológico e épico, em especial com as obras homéricas. Nosso exame assinala um Aquiles deseroicizado nessas duas obras, e a sua paixão por Políxena tem papel importante nessa (des)construção do caráter heroico.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.