Da violência-entidade à violência-identidade: um estudo de O asno de ouro, de Apuleio
Palavras-chave:
Apuleio, O asno de ouro, Romance antigo romano, Violência na literaturaResumo
O objetivo deste estudo é contribuir com as investigações acerca da manifestação da violência na literatura antiga, aqui particularmente no romance antigo romano de Apuleio, apresentando uma leitura analítica sobre esse fenômeno que se manifesta em O asno de ouro, e reconhecendo-o e classificando-o como evento ligado, por um lado, à violência-entidade e, por outro, ligado à violência-identidade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.