Uma maldição prenhe de significados
Palavras-chave:
Estudos Subalternos, História Antiga, Inscrição latina, Literatura latina, Teoria SocialResumo
Começa-se por tratar dos aspectos epistemológicos: vida privada, literatura, inteligência, boçalidade, subalternidade, tudo a partir do conceito de teoria social. Para isso, deve tratar-se, também da Arqueologia, de como ela permite um acesso particular a tais temas. Em seguida, apresenta-se a inscrição, características, transcrição, tradução. Tem-se estudado tais tipos de inscrição sob diversos aspectos, em especial pela religiosidade ou como magia (TOTTI, 2013; SILVA 2020), mas, nesta ocasião, procura mostrar-se como inteligência e boçalidade podem ser entendidas, em termos de Espinosa, a partir de alegria e tristeza. E como ambas se relacionam às relações de subalternização. Micropoderes a oprimir e destruir. Conclui-se por relacionar às contradições contemporâneas, aqui e alhures, que induzem a maldizer a vida alheia, mas também, ao mesmo tempo, a própria.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.