Medeia e os rituais fúnebres nos lekythoi do Pintor de Beldam
Palavras-chave:
Beldam, Medeia, Pelíades, ritos fúnebresResumo
Propomo-nos a analisar as remotas informações da ação do mito da Medeia através dos vasos áticos identificados como lekythoi de figuras negras produzido durante o início do V século. Os scholars indicam ser o vaso lekythos um fenômeno ático destinado aos rituais fúnebres. Selecionamos um grupo de vasos com imagens de Medeia envolvida no episódio conhecido como Pelíades, cujo repertório mais remoto em Atenas nos reporta ao trabalho realizado pela oficina do Pintor de Beldam. As imagens do artesão fazem emergir questionamentos sobre Medeia e nos permite supor um olhar alternativo ao epiteto de mulher de cruel caráter, hedionda natureza e espírito implacável diante de sua expertise em mobilizar as ervas e raízes para fins de práticas da magia.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.