O percurso (per)formativo de Lúcio nas Metamorfoses de Apuleio: o burro de ouro em cena
Palavras-chave:
Apuleio, Asinus Aureus, Metamorfoses, performance, romance latinoResumo
Dentre as diversificadas estratégias narrativas presentes nas Metamorfoses de Apuleio (séc. II d.C.), objetiva-se destacar o papel desempenhado por episódios que envolvem performance e representação teatral como motus para a matéria narrada, a exemplo do episódio da festa do Riso (livros II e III) e do julgamento de Páris (livro X), e discutir a incorporação de elementos do gênero dramático, em especial da comédia, na obra de ficção em prosa de Apuleio. A proposta é a de analisar o uso desse recurso como uma instância importante de expressão da capacidade de acolher e acomodar diferentes formas e formatos de metamorfoses do texto, expressas na imbrincada tessitura narrativa da obra apuleiana, de modo a constituir-se num jogo refinado e inovador de gêneros literários, que perpassa todo o romance.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.