Uma história antiga subterrânea e invisível: ensino e pesquisa dos clássicos na era digital – o contexto brasileiro
Palavras-chave:
Ensino, História Antiga, História Digital, PesquisaResumo
Neste artigo, propomos discorrer sobre ensino e pesquisa dos clássicos na Era Digital no contexto nacional. Assolapadas as bases espaciais do ensino e pesquisa presenciais, devido à pandemia de Covid‑19, o uso da tecnologia se tornou algo imprescindível. E ao se lançarem rumo a mundos quase inexplorados e em direção a conhecimentos supostamente alheios aos seus ofícios — a realidade virtual com recurso às novas mídias, aos meios eletrônicos e digitais — os historiadores vislumbraram o potencial da tecnologia e o recurso ao ambiente virtual no desenvolvimento de pesquisas e no ensino. Não obstante, isso revelou também a dificuldade da capacitação tecnológica, junto à formação histórica, que permita a diminuição das distâncias entre a História Antiga e a tecnologia em contexto nacional.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.