Gifts de Nuruddin Farah ou os sonhos como presentes
Resumo
Na trilogia Blood in the sun, o escritor somali Nuruddin Farah combina fatores políticos e psíquicos na construção de suas personagens. Os romances que compõem essa trinca apresentam duas camadas narrativas em suas composições: uma dada pelos eventos ficcionais que ocorrem quando os personagens estão despertos e a outra pelos inúmeros sonhos inseridos neles. Em virtude da opressão governamental imposta à Somália pelo regime ditadorial de Siad Barre, durante o qual as ações ficcionais se passam, os personagens dessas obras encontram-se todos imobilizados em suas vidas de vigília, sem possibilidade de alterar suas vidas. O espaço e o tempo dos sonhos surgem, então, como meios de se compensar essa inatividade. O objetivo deste artigo é analisar a estrutura e os significados envolvidos na construção das narrativas oníricas em Gifts, o segundo romance da trilogia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.