De Castanheiro a Cavalheiro: o escritor e a política em A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós
Palavras-chave:
Eça de Queirós, Escritor, Ideologia, Política, Romance portuguêsResumo
RESUMO: O artigo busca realizar uma análise do romance A Ilustre Casa de Ramires (1900), do escritor português oitocentista Eça de Queirós, com ênfase na sua representação da figura social do escritor. Recorrendo à reflexão de teóricos como Luiz Costa Lima (2007) e Fredric Jameson (1981, 1985), intenta-se verificar os entrelaçamentos estabelecidos por Eça entre o escritor e o poder, o escritor e a ideologia e finalmente — num sentido mais amplo — o escritor e a política.ABSTRACT: This article seeks to analyse the novel A Ilustre Casa de Ramires (1900), by 19th Century Portuguese writer Eça de Queirós, with an emphasis on his representation of the social role of the writer. With the support of the ideas by theorists like Luiz Costa Lima (2007) and Fredric Jameson (1981, 1985), we intend to look into how Eça establishes links between the writer and power, the writer and ideology and finally — more broadly — the writer and politics.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.