A ética da criação entre duas distâncias: violência e sacrifício em Herberto Helder e Rui Chafes
Palavras-chave:
Criação, Ética, Religião, Sacrifício, Violência, Creation, Ethics, Religion, Sacrifice, ViolenceResumo
RESUMO: Com o objetivo de pensar os processos criativos do poeta Herberto Helder (Funchal, 1930 – Cascais, 2015) e do escultor Rui Chafes (Lisboa, 1966), o presente artigo procura apontar de que modo a religiosidade e a violência são reivindicadas como forma de complexificar as relações possíveis entre singularidade e comunidade a partir de um debate sobre a ética na contemporaneidade.
ABSTRACT: In order to think about the creative processes of the poet Herberto Helder (Funchal, 1930-Cascais, 2015) and the sculptor Rui Chafes (Lisbon, 1966), this article seeks to point out how religiosity and violence are claimed as a way to complexify the possible relations between singularity and community based on a debate about ethics in contemporary times.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.