Nas franjas da aporias contemporâneas: configurações político-espaciais na literatura de José Saramago
Resumo
Apresenta-se uma aposta de leitura das relações entre espaços, história, política e ficção nos romances O ano da morte de Ricardo Reis (1984) e Memorial do Convento (1982), de José Saramago. Para tanto, do ponto de vista teórico-conceitual, propõe-se articular a crítica temática à crítica textual. Metodologicamente, recorre-se à topoanálise, para cuja concretização foram utilizadas, à guisa de balizas analíticas, noções espaciais de diversificadas matrizes teóricas, no intuito de garantir mirada abrangente sobre a constituição das espacialidades nos referidos textos literários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.