Especialidades na pintura surrealista de Giorgio de Chirico e na narrativa fantástica de Dino Buzzati
Resumo
O artigo tem como objetivo delinear relações entre o Surrealismo e a literatura fantástica, procurando traçar pontos de convergência entre tais perspectivas estéticas. O corpus que propiciará o enfoque analítico e comparativo proposto será uma tela do pintor Giorgio De Chirico e uma narrativa de Dino Buzzati. Para o embasamento teórico do trabalho, empregaremos, além do Manifesto Surrealista, de André Breton, as teorias sobre espacialidades desenvolvidas por Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como os estudos sobre a literatura fantástica de Todorov e de Remo Ceserani.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.