A mitopoética transbarroca de Haroldo de Campos
Palavras-chave:
Intertextualidade, Labirinto, Mitologia, Neobarroco, Permutabilidade, Interchangeability, Intertextuality, Labyrinth, Mythology, Neo-BaroqueResumo
Haroldo de Campos publicou em 1949 o livro de poesia Auto do possesso, em que antecipa formas e temas que seriam desenvolvidos, nos anos 1950, pela Poesia Concreta, como a escrita labiríntica, a combinação e permutação de palavras e linhas, ampliando as camadas de significados, e a mescla de referências simbólicas e culturais de diferentes tradições e mitologias, característica da estética neobarroca.
In 1949, Haroldo de Campos published Auto do possesso, which anticipates forms and themes to be developed in the 1950s by the Concrete Poetry, such as the labyrinthine writing style, the combination and permutation of words and lines, expanding significational layers, and the mix of symbolic and cultural references from different traditions and mythologies, a characteristic of the neo-baroque aesthetics.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.