A produção de sentido na literatura e no cinema sobre a ditadura civil-militar
Palavras-chave:
Cinema, Ditadura civil-militar, Literatura, Luta armada, Armed Fight, Civil-military Dictatorship, LiteratureResumo
Este texto procura discutir algumas visões consolidadas na literatura e no cinema a respeito da ditadura civil-militar, identificando algumas temáticas totalizantes que traduziram o mal-estar e a perplexidade gerados naqueles anos, sem explorar, contudo, outras formas de representação que atravessaram as subjetividades políticas radicais, o discurso oculto da militância, a voz dos familiares de mortos e desaparecidos políticos.
This article discusses some of the consolidated visions in literature and filmography about dictatorship themes that translated the brutality and perplexity produced in those years, without, however, explore other forms of representation that crossed the radical political subjectivities, the hidden discourse of militancy, the voice of the members of the family of dead and missing people.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.