A reconstrução da história da Cabanagem em Lealdade, de Márcio Souza e da guerra civil em Moçambique, em As duas sombras do rio, de João Paulo Borges Coelho
Palavras-chave:
Guerra, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Literatura Moçambicana, Relações entre História e Literatura, Brazilian Literature, Comparative Literature, History and Literature, Mozambican Literature, WarResumo
Pretendemos analisar a revisitação histórica da guerra civil em Moçambique e da Cabanagem no Brasil nos romances As duas sombras do rio de João Paulo Borges Coelho e Lealdade, de Márcio Souza. Verificaremos como as memórias são articuladas nas duas produções e a contribuição desta para a revisão histórica de fatos que se encontravam esquecidos.
This work aims a comparative analysis by revisiting historical facts of Civil Wars of both Mozambique and Cabanagem in Brazil, displayed in the novels As duas sombras do rio, by João Paulo Borges Coelho, and Lealdade, by Márcio Souza. The premises of this research is based on the attention given to the literary setting; and how the authors cover the remembrances in their works, and in which way they add to the historical review of the facts forgotten.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.