In-fancia, auctor y testimonio: consideraciones sobre Graciliano Ramos (apuntes sobre memoria, experiencia y lenguaje)
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão a partir do livro Infância, do escritor brasileiro Graciliano Ramos, examinando a noção de in-fancia desenvolvida por Giorgio Agamben como ponto de articulação entre experiência e linguagem. Pretendemos construir bases teóricas para a análise de alguns fragmentos narrativos contidos no livro de memórias, que enriqueçam a fortuna crítica do autor a partir de outras perspectivas.
La ponencia propone una reflexión a partir del libro Infância del escritor brasileño Graciliano Ramos examinando la noción de in-fancia desarrollada por Giorgio Agamben como punto de articulación entre experiencia y lenguaje. Se pretende construir bases teóricas para el análisis de algunos fragmentos narrativos contenidos en el libro de memorias que enriquezcan la fortuna crítica construida en torno del autor desde otras perspectivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.