La palabra crítica
Resumo
O presente ensaio traz uma reflexão sobre o trabalho do crítico literário em seu contexto acadêmico e histórico-social, reivindicando a experiência do próprio ensaio como exercício de uma longa tradição ibero-americana onde a militância por um discurso compromissado enlaça o estético e o ideológico. No mesmo sentido, buscamos captar a identidade das vozes que fundam nosso agir discursivo, mas não dentro de um academicismo frio e formal, às vezes insensível ao mundo do literário e pouco comprometido com as contingências de obras e escritores que, muitas vezes, parecem pedir algo muito mais sedutor do que a soma de pontos no currículo. Estão em foco alguns textos de Bakhtin, Eagleton, Sartre, Angel Rama, Ana Pizarro e outros autores.
El presente ensayo despliega una reflexión sobre el quehacer del crítico literario en su contexto académico e histórico-social, acudiendo a la experiencia del propio ensayo en tanto ejercicio que tiene una larga tradición en Iberoamérica, donde la militancia hacia un discurso comprometido abraza lo estético y lo ideológico. Así que buscamos captar la identidad de las voces que fundan nuestro accionar discursivo, pero no dentro de un academicismo frío y formal, a veces insensible al mundo de lo literario y poco comprometido con las contingencias de obras y de escritores, que mucha vez parecen reclamar algo mucho más seductor que la suma de puntos en el currículo. Para ello se toman en cuenta algunos de Bakhtin, Eagleton, Sartre, Ángel Rama, Ana Pizarro y otros autores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.