Em busca de uma poética pirandelliana
Abstract
Partindo da constatação de que não é possível falar do teatro moderno como um fenômeno uno e homogêneo, este trabalho propõe a identificação dos principais traços que possam caracterizar uma “poética pirandelliana”, tarefa essencial para melhor compreender a importância do dramaturgo italiano na configuração da modernidade teatral no século XX. Para isso, tomo como objeto de análise peças cuja tônica é o metateatro, isto é, textos dramáticos que visam refletir acerca das relações entre real e ficção, arte e vida, texto e espetáculo, autor e diretor, ator e personagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.