Mito, oráculos e práticas religiosas em "Édipo rei", de Sófocles
Palavras-chave:
Édipo rei, mito, oráculo, profecias, Sófocles, tragédia gregaResumo
Édipo rei, tragédia escrita por Sófocles, representa uma importante fonte de estudo sobre a religião na Grécia antiga. O dramaturgo incorporou à peça diversos elementos pertencentes à crença e à religião grega. Tanto a tragédia, como seus antecedentes míticos retratam práticas oraculares, recursos divinatórios, profecias e premonições, além de serem marcados pela influência da vontade divina e do destino na configuração da maldição que se abateu sobre a família dos Labdácidas, atingindo Laio, Jocasta, Édipo e seus filhos. A partir dos estudos de diversos helenistas e mitólogos, como Jardé, Campbell, Eliade, Vernant e Zaidman, pretende-se discutir como elementos mitológicos e religiosos são utilizados na peça para refletir sobre as ações e decisões das personagens, especialmente as relações entre humanos e deuses. Além disso, procura-se demonstrar que o mito, como matéria-prima da tragédia, ao lado das práticas religiosas insertas no texto, funciona como forma de controle coletivo e social, endossando um código moral, bem como suprindo as necessidades espirituais do homem grego.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.