Nacionalismo extremo e uma moral conflitante em 'Ciclope' de "Ulisses"
Palavras-chave:
Ulisses. James Joyce. Ciclope. Nacionalismo. Moralidade.Resumo
Este trabalho propõe uma leitura dos principais temas morais do décimo segundo capítulo de Ulisses de James Joyce. Primeiramente, foi realizada uma análise do personagem Cidadão e a forma como seu nacionalismo extremo retrata o pensamento da sociedade europeia – sobretudo a irlandesa – no início do século XX. Em seguida, foi feita uma observação da forma como Bloom manifesta seu pacifismo em meio ao ambiente hostil do Barney Kiernan e como seus ideais são vistos por seus companheiros. Por fim, foi proposta uma leitura mais equilibrada, que considera o conflito temporal entre os princípios defendidos pelo Cidadão e seus companheiros e o humanismo de Bloom.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.