MOSAICO, v. 20, n. 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A abordagem da variação linguística no ensino fundamental em ambiente de contato dialetal: breve análise sobre o dizer e o fazer de uma professora alfabetizadora

Leonardo Ferraz

Resumo


Neste artigo, buscamos refletir sobre a relação entre as crenças de uma professora alfabetizadora sobre variação linguística e suas atitudes frente a este fenômeno em ambiente de contato dialetal. Assumindo como pressuposto teórico a heterogeneidade ordenada dos sistemas linguísticos (LABOV, 2008 [1972]), e situando-o nos debates propostos pela Sociolinguística Educacional (BAGNO, 2008, 2013; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), observamos que há uma incongruência entre o que é dito e o que é efetivamente feito, revelando, portanto, uma pedagogia ainda distante das reflexões sociolinguísticas.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Mosaico está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution

ISSN 2675-6587