Olho d'água, v. 14, n. 1 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma história antiga subterrânea e invisível: ensino e pesquisa dos clássicos na era digital – o contexto brasileiro

Érica Cristhyane Morais da Silva

Resumo


Neste artigo, propomos discorrer sobre ensino e pesquisa dos clássicos na Era Digital no contexto nacional. Assolapadas as bases espaciais do ensino e pesquisa presenciais, devido à pandemia de Covid‑19, o uso da tecnologia se tornou algo imprescindível. E ao se lançarem rumo a mundos quase inexplorados e em direção a conhecimentos supostamente alheios aos seus ofícios — a realidade virtual com recurso às novas mídias, aos meios eletrônicos e digitais — os historiadores vislumbraram o potencial da tecnologia e o recurso ao ambiente virtual no desenvolvimento de pesquisas e no ensino. Não obstante, isso revelou também a dificuldade da capacitação tecnológica, junto à formação histórica, que permita a diminuição das distâncias entre a História Antiga e a tecnologia em contexto nacional.

 

https://doi.org/10.29327/2193714.14.1-3


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.