Olho d'água, v. 7, n. 1 (2015)

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Na contramão das estéticas de vanguarda: O perfume: História de um assassino, de Patrick Süskind

Karin Volobuef

Resumo


 

 RESUMO: Neste trabalho, analisamos o romance O perfume: História de um assassino, de Patrick Süskind, best-seller dos anos 80 do séc. XX, caracterizado pela recuperação de traços da narrativa do séc. XIX: narrador onisciente, análise social e psicológica, descrição do espaço físico e do elemento humano, criação

de um mundo fechado em que os eventos e os valores são explicáveis e coerentes. Süskind, porém, não trabalha apenas com estas características da narrativa oitocentista. Ele opera com a intertextualidade e, também, com traços característicos do romance negro, da narrativa histórica e das histórias do sobrenatural. Deslocando o interesse do crime para o criminoso, um protagonista cujo olfato é sobre-humano, o escritor aproxima-se do romance negro, construindo uma obra marcada pelo prazer de contar uma história.

PALAVRAS-CHAVE: Narrativa híbrida; O perfume: História de um assassino; Patrick Süskind; Romance; Sobrenatural.

ABSTRACT: This paper analyzes the novel Perfume: The Story of a Murderer, by Patrick Süskind, best-seller of the eighties, characterized by the recovery of traits of the nineteenth-century narrative: omniscient narrator, social and psychological analysis, description of the physical space and human aspects, creating a closed world in which events and values are explained and consistent. Süskind , however, not only works with these characteristics of nineteenth-century narrative; he also uses intertextuality and devices of série noire (thriller), historical narrative, and supernatural stories. Shifting the interest from the crime to the criminal, a protagonist whose sense of smell is superhuman, the writer makes his novel become similar to the black novel, building a work marked by the pleasure of storytelling.

KEYWORDS: Hybrid narrative ; Perfume: The Story of a Murderer; Patrick Süskind ; Novel; Supernatural.


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