Olho d'água, v. 4, n. 2 (2012)

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José Lins do Rego e as fronteiras da amizade: Doidinho

César Braga-Pinto

Resumo


A noção de amizade ocupa um lugar essencial, mas peculiar dentro do imaginário e do pensamento brasileiro nas primeiras décadas do século XX. Assim, vê-se no início dos anos 1920 o obscurecimento do ceticismo de um Anatole France e, sobretudo a partir do Rio de Janeiro, a consolidação de pensadores católicos ou idealistas cujos personagens servem de modelo para toda uma geração “nascida com o século”, como a definiria Gilberto Freyre. Minha hipótese é a de que esta amizade masculina, intimista e quase exclusivamente espiritual começa a demonstrar sinais de crise com a exigência de representação do social e de um novo espaço nacional que já não se conforma aos modelos idealizados de sociabilidade de matriz europeia. Para compreender a convivência instável entre duas noções tradicionais de amizade (espiritual e social), discutirei como a noção de amizade se configura na obra Doidinho, de José Lins do Rego. No regionalismo simultaneamente realista e subjetivista do romancista, a representação de uma sociedade masculina e inter-racial aponta para contradições e preocupações que se manifestam em formas ambivalentes de desejo e de pânico, revelando pontos de conflito que envolvem culpa, nostalgia, melancolia, medo de contágio e degeneração de valores psicológicos e sociais.

 

The notion of friendship plays an essential but peculiar role in Brazilian imagery and thought in the early decades of the twentieth century. The early 1920s faced the darkening of the skepticism of an Anatole France and, especially from Rio de Janeiro, the consolidation of Catholic thinkers and idealists whose characters served as a model for a whole generation "born with the century," as Gilberto Freyre would define it. My hypothesis is that this male friendship, intimate and almost exclusively spiritual, begins to show signs of crisis with the requirement of a social representation and a new national space that no longer conforms to the idealized models of European sociability. To understand the unstable coexistence between two traditional notions of friendship (spiritual and social), I will discuss how the notion of friendship is developed in Doidinho, written by José Lins do Rego. In this novelist’s both realistic and subjective regionalism, the representation of a male and interracial society points to contradictions and concerns manifested in ambivalent forms of desire and panic, revealing points of conflict involving guilt, nostalgia, melancholy, fear of contagion and degeneration of psychological and social values.


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