Sujeto y memoria en la narrativa de Teolinda Gersão
Resumo
Mediante a análise do romance Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão, este trabalho se propõe a refletir sobre as implicações traumáticas dos fatos históricos no caso particular de indivíduos afetados pelo terrorismo de Estado. Centrada na personagem de Hortense, uma pintora que perdeu seu marido e seu único filho em conseqüência da ditadura, a proposta se constrói detendo-se na percepção de um indivíduo cuja história efetiva foi esvaziada de referentes e que apenas conserva a pregnância da memória como recurso de sobrevivência. O romance, ao concentrar-se nessa personagem, constrói um testemunho “público” de sua experiência pessoal e evidencia o caminho percorrido pela vítima na assunção de uma nova subjetividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade de divulgação da revista Olho d'água, respeitando-se os direitos à propriedade intelectual dos respectivos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, exceto com a autorização expressa dos editores. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
A tradução para dos artigos para outro idioma ou a publicação de trabalhos já publicados na revista, em outros meios, somente será permitida mediante prévia autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. Além disso, a revista adere às diretrizes da
. É permitido, no entanto, o uso irrestrito do conteúdo dos artigos, tanto para fins acadêmicos quanto comerciais, desde que sejam devidamente indicados os direitos referentes à autoria e à publicação.