MOSAICO, v. 21, n. 1 (2022)

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Estudar é um ato político: um olhar panorâmico sobre as ideias de Paulo Freire e sua pedagogia para o ensino de leitura

Geraldo Emanuel de Abreu-Silva

Resumo


Este trabalho faz parte de um estudo que visa a refletir sobre influências de Paulo Freire para o ensino de leituras críticas. Apresenta-se um panorama sobre algumas ideias do educador, abarcando temas-chave para a compreensão de seus estudos, tais como a pedagogia crítica, a educação bancária e a politicidade do ensino. Busca-se assim proporcionar um artigo que sirva como uma leitura inicial sobre o trabalho do autor brasileiro. Para tanto, foi levado a cabo um estudo de caráter bibliográfico sobre algumas de suas obras, para arregimentar e compreender suas reflexões basilares, concomitantemente somou-se a esses outros estudiosos sobre o tema. Após o estudo, foi possível observar a importância de Freire para o ensino que se pretenda crítico e progressista em sala de aula, pois sua adoção em práticas pedagógicas, abre caminho para que os sujeitos exerçam novos papéis frente a problemas de seus contextos sociais imediatos, em vez da aceitação ingênua e acrítica, principalmente, pôde-se com este artigo mostrar que uma ruptura com práticas tradicionalistas é urgente em nossa sociedade, o que se pode alcançar através de práticas pedagógicas críticas que fomentem a constante reflexão sobre o mundo. Por fim, ressalta-se que este estudo não visa substituir a leitura da obra de Paulo Freire, mas, sim, servir como uma introdução a algumas de suas principais premissas e fomentar suas práticas em salas de aula.


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ISSN 2675-6587