MOSAICO, v. 23, n. 1 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Ensino de leitura e leitura contextualizada: uma análise intertextual da Cinderela clássica à pop

Ana Maria Portela Santos, Werik Kauan Miranda de Sousa

Resumo


O presente artigo objetiva analisar como o ensino de leitura pode prover uma leitura contextualizada ao intertextualizar a obra clássica Cinderela e sua versão pop. Assim, apontar-se-á metodologias linguístico-didáticas de como o ensino de leitura pode ser realizado de maneira contextualizada. Outrossim, pontua-se a importância de conhecer como se dá esse tipo de leitura. Ademais, demonstrar-se-á os contatos e distanciamentos entre as duas versões estudadas e refletir-se-á sobre a relevância delas na prática do ensino de leitura no ensino fundamental (anos finais). Serão utilizadas as discussões teóricas de: BNCC (2018), Costa (2012), Dell’Isola (1988; 1999), Koch; Elias (2008) e Kleiman (2004).


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Mosaico está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution

ISSN 2675-6587