Olho d'água, v. 15, n. 1 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Le monde à l’envers: o universo carnavalesco em Eusébio Macário, de Camilo Castelo Branco

Karla Renata Mendes

Resumo


A vasta obra de Camilo Castelo Branco é quase sempre dividida entre duas categorias: as novelas passionais e as satíricas. Pertencente à segunda, o livro Eusébio Macário (1879) propõe um arrojado diálogo paródico com o Naturalismo, movimento literário que emergia contemporâneo ao escritor. Estabelecendo um diálogo crítico com a nova corrente, Camilo tensiona, através da paródia e do exagero, questões caras ao Naturalismo, tais como o cientificismo, a animalização e a crítica à corrupção, ridicularizando-as, sobretudo, na figura do protagonista, que dá título à obra. Assim, procura-se explorar como, a partir desse elemento satírico, cria-se um mundo carnavalizado, sem hierarquias, e arquitetado para abrigar personagens que encarnavam o ridículo e a crítica à nova estética.

 

https://doi.org/10.29327/2193714.15.1-4

 


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.