Olho d'água, v. 5, n. 2 (2013)

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Análise literária do texto de base folclórica: o caso das toadas de Bumba-meu-boi

Ludmila Portela Gondim

Resumo


A abordagem crítica literária atual tem aberto espaço para discussão sobre o cânone e a necessidade do rompimento das barreiras disciplinares que consagram uns em detrimento de outros. Nesta perspectiva, o presente trabalho propõe uma análise literária das toadas de bumba-meu-boi, manifestação folclórica e popular identitária da região maranhense, desvinculando-se do caráter fechado e autossuficiente do texto literário. Acompanhando o exercício da crítica que revaloriza a história e a prática interdisciplinar e cultural, a investigação apresenta proposta de análise literária do texto de base folclórica, evidenciando imagens que possam dar suporte à localização do sujeito-cantador na pós-modernidade. De alguma maneira, reflete sobre a posição da literatura no âmbito dos estudos culturais em defesa de um discurso crítico e literário frente aos avanços que têm alcançado os estudos culturais na contemporaneidade, conforme nos aponta Souza (2002). Para fins de análise, elegeu-se a autorrepresentação como caminho para a investigação literária, procurando captar a voz do eu-lírico e sua compreensão, explicação e relação com o mundo. Entre as imagens de autoconsciência é possível a identificação de subjetividades plurais significantes para a compreensão do processo de criação poética. Diante de um sujeito que produz aquilo que canta, nota-se que valores são rompidos e confirmados nas canções, institucionalizando-se a cultura maranhense a partir da identificação com aquilo que é contemporâneo. Mesmo que o texto mimetize estereótipos já reconhecidos social e culturalmente, evoca a postura crítico-reflexiva do cantador e suas intenções disfarçadas pela autorrepresentação. Tomadas como autênticas representações de um grupo social subalterno, as toadas delatam e reinventam posições de resistência, revertendo-se em discurso produzido pelo popular que resiste ao que está imposto por uma cultura de elite e que reivindica seu lugar de oposição à cultura dominante.

 

The current literary criticism approach has open space for discussion about the canon and the need of break the disciplinary boundaries that enshrine some at the expense of others. In this perspective, this paper proposes a literary analysis of the chants of Bumba-meu-boi, folk and popular identity manifestation of the region of Maranhão, disentailing to the closed and self-sufficient character of the literary text. Following the exercise of criticism that reclaims the history and interdisciplinary and cultural practice the research presents a proposal of literary analyzes of the folk text, showing images that can support the location of the subject-singer in postmodernity. Somehow this paper reflects on the position of literature in the context of cultural studies in defense of a critical and literary discourse forward to cultural studies advances in contemporary, as pointed out by Souza (2002). For analysis purposes, it was elected the self-representation as a path to literary research, trying to capture the voice of lyric self and its understanding, explanation and relationship with the world. Among the images of self awareness it is possible to identify significant plural subjectivities for understanding the process of poetic creation. Faced with a subject who produces what he sings, it is noted that values are broken and confirmed in the songs, institutionalizing the Maranhão culture from the identification with what is contemporary. Even though the text mimics stereotypes already recognized socially and culturally, it evokes the critical-reflexive posture of the singer and his intentions disguised by self-representation. Taken as authentic representations of a subordinate social group, the chants denounce and reinvent resistance positions, reversing into a discourse produced by popular groups that resist to what is imposed by a cultural elite and that claim its place of opposition to the dominant culture.


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